curriculo dr Yip_P

Dr. Yip Fu Kwan

Fundador e atual Diretor Executivo da AZYMEC.  Vice-Presidente Executivo da Federação Mundial das Sociedades de Medicina Chinesa (WFCMS), supervisor autorizado pela WFCMS para a realização dos Exames de Certificação Internacional de Aptidão e Proficiência em Medicina Chinesa da WFCMS em toda a América do Sul.  Participa da WFCMS desde 2003, sendo seu membro fundador.

Aos 12 anos iniciou o treinamento em Arte Marcial com o Mestre Lou Fou Ming, com quem também aprendeu Medicina Chinesa, técnicas terapêuticas de acupuntura e tratamento ortopédico. Graduou-se pelo Instituto de Medicina Chinesa e Acupuntura de Hong Kong em 1972. Chegou ao Brasil em 1973, instalando-se na cidade de São Paulo.  Trabalha durante o dia com atendimento a pacientes e a noite ministra aulas de Artes Marciais, sendo pioneiro no ensino de Medicina Chinesa e Artes Marciais na cidade.  Em 1983, junto com colegas da área de acupuntura, criou a Associação Neolatina de Acupuntura e Moxabustão, posteriormente renomeada como Associação de Medicina Chinesa e Acupuntura do Brasil (AMECA).  No mesmo ano, inaugurou o Instituto Yau-Man de Cultura Chinesa do Brasil, que oferece cursos de Artes Marciais, Tui-Na, Acupuntura e Fitoterapia. Nas décadas de 70 e 80 desenvolveu o Tai Chi Chuan do estilo Yau-Man, baseado na essência das Artes Marciais, Qi-Kong e Tai-Chi.  Em 2003 montou o ambulatório de acupuntura com atendimento gratuito na região de Parelheiros-SP, serviço que funciona até hoje e em contínua expansão.

Em 2005 introduziu no Brasil o Exame para Certificação Internacional de Aptidão e Proficiência em Medicina Chinesa e Acupuntura da WFCMS, sendo este o primeiro exame em língua portuguesa realizado no mundo.  Em 2006 fundou a Associação Zhong-Yi-Yao de Medicina Chinesa do Brasil (AZYMEC).  Desde então, também  dedica seu tempo ao aperfeiçoamento dos profissionais de acupuntura.

 Em mais de 50 anos de vivência clínica, compreendeu muitos fundamentos relacionados aos cuidados com a saúde e tratamento de doenças, sendo especialista no tratamento de dor e doenças complexas.

 

 

Títulos:

1972 - Graduado pelo Instituto de Medicina Chinesa e Acupuntura de Hong Kong

1997 - Qualificação com título de Doutor em Acupuntura de nível A pelo Centro Internacional de Exame de Qualificação Profissional do Ministério da Saúde da China.

2006 - Qualificação com título de Doutor em Medicina Chinesa (International TCM Doctor Qualification Examination) realizado pela WFCMS (Federação Mundial das Sociedades da Medicina Chinesa).

2006 - Eleito membro da Diretoria da WFCMS.

2008 - Eleito membro da Diretoria Executiva da WFCMS.

2010 - Nomeado Diretor da equipe médica da Associação Chinesa do Brasil

2012 - Eleito membro do Comitê Executivo da Presidência da WFCMS

2016 - Qualificação com título de Chief TCM Physician, concedido pela WFCMS  - o nível mais elevado para profissionais de Medicina Chinesa da China.

2017 - Eleito Vice-Presidente da WFCMS

2018 –Nomeado Conselheiro-Editor da Revista The Journal of World Federation Chinese Medicine Societies

Imagem
Dr Yip