7ª Cúpula de Verão do Congresso Mundial de Medicina Tradicional Chinesa 2023

No período do dia 24 a 26 de junho, a 7ª Cúpula de Verão do Congresso Mundial de Medicina Tradicional Chinesa foi aberta em Guiyang, província de Guizhou, China.  Os membros da diretoria da AZYMEC,  Dr. Yip Fu Kwan, também Vice-Presidente da WFCMS, Dr. Lo Siu Chung, Dra. Ma Pei-Ling, membros da Diretoria Executiva da WFCMS e Dr. Chow Hou Ming participaram do evento.

Os mestres da AZYMEC na Cúpula de Verão da WFCMS

Com o tema “Herança, Inovação, Integração e Promoção do Desenvolvimento da Medicina Chinesa de Alta Qualidade para o Mundo”, a conferência visa promover a medicina tradicional chinesa (MTC) para o mundo de forma mais ampla na nova era.  Guiada pela Administração Nacional de Medicina Tradicional Chinesa, a conferência foi co-patrocinada pela Federação Mundial das Sociedades de Medicina Chinesa (WFCMS) e órgãos governamentais da Província de Guizhou, e realizada pelo Departamento Municipal de Saúde de Guiyang e Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Guizhou.

 

Cerimônia de Abertura

Ma Jianzhong, Presidente da WFCMS, e autoridades fizeram discursos.

Em discurso de boas-vindas, Ma Jianzhong, disse que a WFCMS é a maior organização acadêmica internacional de MTC do mundo, cobrindo 74 países e regiões nos cinco continentes. A WFCMS é membro oficial da Organização Mundial da Saúde e mantém relações oficiais com muitas organizações internacionais, como a UNESCO e a Organização Internacional de Normalização. Em outubro de 2021, a WFCMS ganhou o “Status Consultivo Especial com o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas”, que ajudará a promover a comunicação entre a WFCMS com as Nações Unidas e outras organizações internacionais e participará profundamente da governança global da saúde. A WFCMS continuará a cumprir ativamente suas obrigações como uma organização internacional e dará pleno desempenho ao seu papel como uma ponte entre grupos, especialistas e acadêmicos nacionais e estrangeiros de MTC.

 

Presidente Ma Jianzhong no discurso de boas-vindas

Li Yachan, Oficial Técnico Sênior do Departamento de Cooperação em Medicina Tradicional da Organização Mundial da Saúde, e Shen Yuandong, Presidente da Organização Internacional de Normatização ISO/TC249 também participaram da cerimônia de abertura e proferiram discursos.

Li Yachan disse que um dos objetivos importantes da Organização Mundial da Saúde é trabalhar com os países membros para aumentar a cobertura de 1 bilhão de pessoas em 3 aspectos: cobertura total de saúde, resposta a emergências de saúde pública e promoção da saúde das pessoas, e a medicina tradicional certamente desempenhará um papel importante nesse processo.  Ela disse também, no “Relatório da OMS sobre a Atualização e o Futuro da Medicina Tradicional” afirmou que, a partir de 2018, o número de países com marcos legais e regulatórios para medicina tradicional e complementar aumentou para 109, e o número de países com escritórios nacionais de medicina tradicional e complementar aumentou para 107. Um total de 124 países relataram que formularam leis e regulamentos sobre medicamentos fitoterápicos, 78 países relataram que formularam regulamentos sobre prestadores de serviços de medicina tradicional e complementar e 45 países relataram que a medicina tradicional e complementar foram incluídas nos seguros de saúde (privados e públicos).

 

Sra. Li Yachan da OMS no discurso.

Shen Yuandong disse que a Organização Internacional de Normatização/Comitê Técnico de Medicina Tradicional Chinesa (ISO/TC 249) desenvolveu em conjunto com a WFCMS desde sua criação há 13 anos. Até agora, tem 45 membros e já emitiu 95 normas internacionais ISO para MTC. Atualmente, na plataforma da ISO/TC 249, tem havido muitos casos de sucesso de promover a globalização da MTC pela padronização internacional.

 

Sr. Shen Yuandong do ISO/TC249 na cerimônia de abertura

Após o discurso, a plateia assistiu os vídeos de felicitações à conferência dos 18 vice-presidentes da WFCMS enviados de todo o mundo. Em seguida foi realizada a cerimônia de entrega do 7º Prêmio Internacional de Contribuição de Medicina Tradicional Chinesa. Dr. Yip Fu Kwan  e os outros convidados principais entregaram prêmios aos vencedores do Prêmio Internacional de Contribuição de Medicina Tradicional Chinesa.

 

Exibição de vídeo de Felicitação do Dr. Yip Fu Kwan na cerimônia de Abertura

 

Entrega de prêmios aos vencedores do Prêmio Internacional de Contribuição de Medicina Tradicional Chinesa


Posteriormente, a cerimônia de inauguração de vários comitês e estúdios de trabalho de professores renomados da MTC.

 

Cerimônia de inauguração de vários comitês e estúdios de trabalho de professores renomados da MTC

Após a cerimônia de abertura, os membros da Academia Chinesa de Engenharia e de Ciências falaram nas conferências. 

O acadêmico Zhang Boli apresentou “Pensamentos sobre o desenvolvimento de alta qualidade da medicina chinesa na nova era”; Wu Yiling falou sobre “Teoria colateral do qi, essência e teoria do espírito guiando a pesquisa antienvelhecimento”; Fan Daiming apresentou “Modernidade da Integração da Medicina Chinesa e Ocidental”; Liu Liang, “Promovendo a Medicina Chinesa para o Mundo com Inovação Científica e Tecnológica”; Tong Xiaolin, “Diferenciação e Tratamento do Alvo do Estado”.

Durante a Cúpula de Verão, também foram realizadas as reuniões de nível de presidente dos comitês de especialidade da WFCMS da China, da diretoria da WFCMS e vários fóruns acadêmicos.

 

Reunião da diretoria da WFCMS

 

Dr. Yip Fu Kwan fala na reunião da diretoria da WFCMS

 

A alegria de reencontro dos Vice-Presidentes da WFCMS

 

Foto após a reunião da diretoria da WFCMS

Participaram deste evento diretores de faculdades e universidades de MTC no país e no exterior, líderes de filiais da WFCMS, presidentes de sociedades membros da WFCMS em todo o mundo.   Mais de 1.000 especialistas em medicina chinesa, acadêmicos e representantes de empresas de 20 países e regiões ao redor do mundo participaram presencialmente e  9,62 milhões de pessoas dos 5 continentes assistiram à transmissão ao vivo da conferência online.